sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Peixes Fluorescentes, para que servem ?

Peixes geneticamente modificados podem ser úteis na identificação de poluentes da água, ao mostrar uma dada cor na presença de um poluente específico.Cientistas de Singapura estão a usar tecnologia genética para desenvolver peixes fluorescentes, que poderão ser usados para detectar a poluição das águas. Pensa-se conseguir criar em laboratório peixes geneticamente modificados de 5 cores diferentes. O objectivo é conseguir peixes indicadores que tomem uma certa cor na presença de um dado poluente. Os cientistas inseriram genes para proteínas verdes e vermelhas fluorescentes, em peixes-zebra, que normalmente são pretos e brancos, e pela presença na água de químicos específicos, nomeadamente metais pesados, estes genes são activados, fazendo-os exibir a coloração verde e vermelha nos peixes.

O peixe ornamental modificado geneticamente, ou seja, transgênico, já é uma realidade e está sendo comercializado em várias partes do mundo, e muito breve no Brasil. A empresa de Taiwan, a Taikong Corporation, batizou seu primeiro peixe de TK-1 ou "paulistinha pérola noturna", e afirma tratar-se de um peixe seguro, estéril e que seu brilho não faz mal à saúde, conforme foi afirmado por alguns reacionários. O TK-1 foi apresentando pela primeira vez em 2001, mas demorou mais um ano até que fosse desenvolvida uma técnica para tornar o peixinho incapaz de se reproduzir. Portanto ele não pode cruzar com espécies encontradas na natureza. Atualmente a empresa está produzindo exemplares de outras espécies com cores mais brilhantes e atrativas.
A empresa produtora destes animais transgênicos espera com o aumento da procura elevar a sua produção para milhares de exemplares/mês com intuito de atender todo o mercado internacional, pois segundo sr. Willis Fang (foto), nos próximos dez anos 30% dos peixes ornamentais vendidos serão transgênicos. Aqui no Brasil será posto em breve em nosso mercado por uma empresa de São Paulo do segmento aquarístico.

No que se refere a animais luminosos, o peixe fluorescente foi precedido por outras iniciativas, como é o caso dos"ratos verdes" criados por cientistas franceses, que injetaram nestes roedores o gene de medusas. Já os peixes fluorescentes foi concebido por um grupo de cientistas da Universidade de Cingapura como um mecanismo para advertir, através da mudança de cor, a poluição na água. O que parece é que, pelo menos por hora, tais peixes serão mesmo utilizados é como espécies ornamentais o que promete muitas novidades.






Nenhum comentário: